Inclusão digital e Educação no Brasil

Para a educação, as Tic's representam um potencial inovador e eficaz, pois permite ultrapassar as paredes da sala de aula, com a troca de idéias com alunos de outras localidades com cultura e identidade variadas, o que permite uma troca de experiencia que facilita o aprender. Este novo ambiente de aprendizagem, que não reside mais apenas na escola, mas também nos lares e nas empresas, traz novos desafios para os educadores, mais que nunca chamados a serem facilitadores e motivadores. 
Porém, para que este espaço de fato aconteça é preciso pensar nos cidadãos que ainda estão excluidos do "Mundo Digital", e não são poucos. Falando em Brasil, pode-se perceber que muitas escolas ainda não tem computadores disponíveis para que os alunos utilizem. A internet que pode ser um poderoso instrumento de apoio ao professor, quando se faz presente na escola não é de livre acesso aos alunos, fica restrito á direção da mesma.
O Brasil já vive na Inlusão Digital?
Para se tee essa resposta é preciso refletir sobre os questionamesntos a seguir, quantas pessoas tem um computador em casa? Quantos possuem um linha telefônica? Quantos tem Internet no domicilio?  Segue abaixo o MAPA DA EXCLUSÃO DIGITAL,  que nos leva a perceber o quanto estamos distantes da democrática Inclusão Digital

Retirado de http://tucanodaserra.wordpress.com/2010/03/29/o-mapa-da-exclusao-digital/
CLICAR NA IMAGEM PARA AUMENTAR 

É preciso partir da educação para envolver a populaçao que está sem acesso, direcionando as escolas computadores com acesso a rede e outros instrumentos tecnológicos que facilitem a vida dos professores e alunos. A inclusão digital deve ser fruto de uma política pública com destinação orçamentária a fim de que ações promovam a inclusão e equiparação de oportunidades a todos os cidadãos partindo da educação .Neste contexto, é preciso levar em conta indivíduos com baixa escolaridade, baixa renda, com limitações físicas e idosos. Uma ação prioritária deveria ser voltada às crianças e jovens, pois constituem a próxima geração.

Um comentário:

  1. Com certeza um parceiro importante à inclusão digital é a educação. A inclusão digital deve ser parte do processo de ensino de forma a promover a educação continuada, no qual a educação é um processo e a inclusão digital é elemento essencial deste processo. Nessa perspectiva que cada vez mais é reafirmado a importância da inserção das TICs na escola e a formação de profissionais que trabalhem e utilizem as mesmas na sala de aula de forma dinâmica, interativa, reflexiva e que produza conhecimento. Afinal a tão dita "sociedade tecnológica globalizada, nessa era digital" deve ser abrangente para todos, se não o uso das TICs será também mais um elemento de exclusão social.

    ResponderExcluir