Caminhos para a Inclusão Digital


Esse blog foi desenvolvido com a finalidade de socializar informações sobre a importância da inclusão digital. Inclusão essa, que deveria ser feita desde a infância e talvez o primeiro destes caminhos seja a educação. 


A Inclusão Digital fora da escola é necessária, primariamente, para aqueles que continuam excluídos da tecnologia digital apesar de já terem passado da idade escolar. Neste caso, o processo de inclusão precisará ser feito nos chamados tele-centros comunitários ou em alguma instituição equivalente - que pode até mesmo ser os laboratórios de informática de escolas em seus períodos de ociosidade.





No início do século XXI as tecnologias começam a ser vistas e usadas numa outra perspectiva no processo educativo. Deixam de ser encaradas como meras ferramentas que tornam mais eficientes e eficazes modelos de educação já sedimentados, passando a ser consideradas como elementos estruturantes de "novas" educações, com o objetivo de expressar a diversidade das culturas e dos processos pedagógicos nas escolas. Nesse sentido, a Televisão,o vídeo, o Rádio a Internet, o material impresso possibilitam articularem-se novas linguagens e novas racionalidades na escola melhorando a aprendizagem. Mais e mais escolas e centros de educação estão usando ferramentas on-line e colaborativas para aprendizado e busca de informações. As principais ferramentas usadas e conhecidas são agregação e distribuição de conteúdo (RSS, ATOM), Ambientes de aprendizagem como Weblogs (BLOGs), WebQuests e Wikis e objetos educacionais.É importante identificar as ferramentas que realmente podem ser utilizadas como instrumentos educacionais e avaliar sua aplicação de modo a promover a aprendizagem significativa, crítica e eficaz.
Historicamente o uso das tecnologias na educação apoiou-se em 3 eixos sociais; a comunicação, a psicologia da aprendizagem e a teoria sistêmica. Podemos dizer que a didática (construir, ampliar e revisar o processo) foi deixada de lado. Já a ciência e a técnica, se separaram, provocando algumas arbitrariedades em suas relações.
As vantagens do uso da internet são inúmeras. Uma delas é a criação de salas de aula virtuais, passando de um caráter passivo para um caráter dinâmico, sendo estimulados a desenvolver suas qualidades intelectuais. A internet funciona como uma imensa biblioteca onde as informações estão disponíveis para o pesquisador que será encorajado a desenvolver suas habilidades. Outra vantagem é a possibilidade de interagir com outras pessoas, através de e-mails, chats, videoconferências. Essa aprendizagem cooperativa permite que o aluno aumente sua capacidade de desenvolvimento.É óbvio que para poder usufruir desses benefícios é necessário ao menos uma noção de como usar a internet.
Em linhas gerais, a Informática na Educação significa a inserção do computador no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades da educação. Os assuntos de uma determinada disciplina da grade curricular são desenvolvidos por intermédio do computador.
Por tudo isso, podemos cosiderar a informática educativa um caminho acessível para a inclusão digital.



Vantagens e desvantagens da inclusão digital





 





As vantagens do uso da internet são inúmeras. Uma delas é a criação de salas de aula virtuais, passando de um caráter passivo para um caráter dinâmico, sendo estimulados a desenvolver suas qualidades intelectuais. A internet funciona como uma imensa biblioteca onde as informações estão disponíveis para o pesquisador que será encorajado a desenvolver suas habilidades. Outra vantagem é a possibilidade de interagir com outras pessoas, através de e-mails, chats, videoconferências. Essa aprendizagem cooperativa permite que o aluno aumente sua capacidade de desenvolvimento.É óbvio que para poder usufruir desses benefícios é necessário ao menos uma noção de como usar a internet.
Em linhas gerais, a Informática na Educação significa a inserção do computador no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades da educação. Os assuntos de uma determinada disciplina da grade curricular são desenvolvidos por intermédio do computador.
Por tudo isso, podemos cosiderar a informática educativa um caminho acessível para a inclusão digital.

* Desvantagens





  • Ao realizar uma busca livre depara-se com uma grande quantidade de informações a ser absorvida;







  • A disponibilidade de material muito ruim, mal escrito, com pouca informação, desatualizados e pouco confiável;







  • Uma pesquisa muito aberta  propicia o distanciamento do objetivo principal;







  • Permite o acesso a informação superficial e a utilização de um tempo muito maior que o esperado e necessário para a realização de uma boa pesquisa;







  • permite a dispersão dos alunos sem muita experiência em navegação, desviando a atençãodo conteúdo a ser pesquisado e atentand-se ao design e ao colorido da página










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