terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Tecnologia a serviço da educação e inclusão digital

A tecnologia está presente nas escolas, sendo que a multimídia promove a integração em alta escala , inovando a forma de ensinar e aprender. Professores e alunos fazem parte desse contexto e deslumbram-se com a realidade tecnológica, tornam-se ansiosos por descobrir as novidades que ela pode trazer.
A tecnologia auxilia e facilita a busca pelo conhecimento e é uma grande aliada para o desenvolvimento de projetos educacionais.A internet como recurso tecnológico educacional, não pode ser apresentada apenas como uma grande fonte de dados sobre diversos assuntos. O potencial de uso da internet visando proporcionar uma educação pautada no auxílio a inclusão digital permite a utilização de diversos tipos de softwares, sons, imagens, textos, vídeos e proporcionar a construção de conhecimento. Atualmente as crianças convivem desde muito cedo com o mundo tecnológico , logo seus interesses e padrões de pensamentos fazem parte deste universo.
Os estudantes, diante da possibilidade de  navegar na internet, descobrir novos endereços, divulgar suas descobertas e se comunicar com outros colegas, podem se perder entre tantas conexões possíveis e ter dificuldades em escolher o que é realmente signiicativo para eles. Portanto o uso da internet nas escolas deve ser planejado, pois o educador deve ser  orientador e estimulador do processo de ensino e aprendizagem, visando proporcionar um ambiente em seja divulgado e trabalhado cada vez mais a educação no propósito da inclusão digital  de modo que abranja todas as classes.

Um comentário:

  1. Muito bom o comentário supracitado, Concordo com vocês, pois realmente o uso da internet nas escolas devem ser planejados estando atrelado ao ensino e aprendizagem do indivíduo. Ela tem sua importância apenas como instrumento significativo para favorecer a aprendizagem de alguém, podendo colaborar se for usada adequadamente.

    ResponderExcluir