segunda-feira, 20 de dezembro de 2010


        Exclusão 

Inclusão digital
Na educação, a internet pressupõe um potencial inovador ímpar, pois permite superar as paredes da sala de aula, com a troca de idéias com alunos de outras cidades e países, intercâmbio entre os educadores, nacional e internacionalmente, pesquisa online em bancos de dados, assinatura de revistas eletrônicas e o compartilhamento de experiências em comum. Este novo ambiente de aprendizagem, que não reside mais apenas na escola, mas também nos lares e nas empresas, traz novos desafios para os educadores, mais que nunca chamados a serem facilitadores e motivadores.
Nos últimos anos, tem sido empregada aos quatro cantos do Brasil a necessidade de se fazer a inclusão digital para aqueles indivíduos que não têm acesso às tecnologias de informação e comunicação ou simplesmente TIC’s, como são mais comumente conhecidas.  A educação associada às novas tecnologias da informação bem como refletindo na inclusão digital significa um processo ao qual deveria estar ao alcance e acessibilidade de todos, pois nem todos os indivíduos tem condições para estar em contato com tais tecnologias em meio a um instante em que o manuseio de tais equipamentos é algo que deve ser superado por quem não tem entendimento.A exclusão sócio-econômica desencadeia a exclusão digital ao mesmo tempo que a exclusão digital aprofunda a exclusão sócio-econômica. A inclusão digital deveria ser fruto de uma política pública com destinação orçamentária a fim de que ações promovam a inclusão e equiparação de oportunidades a todos os cidadãos. Neste contexto, é preciso levar em conta indivíduos com baixa escolaridade, baixa renda, com limitações físicas e idosos. Uma ação prioritária deveria ser voltada às crianças e jovens, pois constituem a próxima geração.

4 comentários:

  1. Voces sugerem que seja considerado o contexto dos individuos na inclusão digital. Mas, extamente não é isso que acontece, principalmente no espaço universitario, no qual muitos professores sem conhecer o contexto do aluno, cobram trabalhos que dependem desses recursos, sem ao menos levar em conta a realidade do educando. Para isso antes a universidade deveria oferecer cursos na área e dispor de equipamentos adequados que atenda a demanda dos educandos, pois o país não dar condições de todos estarem incluidos.

    Por Regiane

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  2. Realmente hoje o acesso as tecnologias estão cada vez mais abrangente. No entanto, a maioria dos usuários a utiliza apenas como um meio de divertimento. Em contrapartida este divertimento acelerou o intercâmbio entre pessoas de diversas partes do mundo, diminuindo a distancias entre eles. Na área educacional também ocorreu benefícios, pois os alunos e professores tiveram a oportunidade de expandirem seus conhecimentos em sites educacionais, como os Blogs e a Wikipédia que é considerada a enciclopédia livre.
    Outro ponto importante neste avanço tecnologia é a inclusão digital que esta cada vez mais presente. Um exemplo disto é o Programa Cidadania Digital que já é realizado em muitas cidades, e uma delas é a cidade de Ituberá Bahia. Este programa é destinado a pessoas carentes que não tem condição financeira para fazerem um Curso de Informática que é a base para o manuseio do computador e suas ferramentas, inclusive a internet que é o elemento chave para a manutenção das inovações tecnológicas que tanto beneficia a humanidade.
    Assim, podemos perceber que aos poucos todos estão tendo a oportunidade de ter contanto com o mundo digital, mas cabe a cada um a responsabilidade de manuseá-lo de forma correta para não prejudicar ninguém.

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  3. Realmete a discussão sobre inclusão digital e exclusão digital da população brasileira tem invadido os mais distintos meios academicos. Basta observar o exprssivo número de publicações que surgiram sobre o assunto neste últimos anos. Entretanto, a inclusão digital no espaço escolar, é uma alternativa de favorecer o acesso aos alunos ao uso dessa ferramenta, tão importante nos dias atuais: o computador, principalmente para aqueles que até o momento, por limitações de ordem ecônomica, não desfrutam dessa oportunidade.

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  4. Para que viva-se o momento da inclusão, é claro que muita coisa precisa avançar ainda. O governos manda computadores para as escolas e muita das vezes não prepara os alunos para o uso dos mesmos. Cursos precisam ser oferecidos, a Incluir digitalmente não é apenas enviar máquinas para as escolas, ressaltando que em algumas estão lá paradas sem uso, formação de educadores e educados faz parte da inclusão digital.

    Por Libna Carneiro

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